Uma Rata Grande

Data de falecimento de Mahatma Gandi, na Índia, foi em 31/01, mesmo mês e dia em que nasci: 31/01, bem pertinho do dia dois de fevereiro, dia de Iemanjá. Eu sempre evitei comer carne de gado, frango, peixe ou qualquer ser vivo. Nem incentivo que outras pessoas cultivem esse hábito. Mas, respeitem os outros seres vivos. Meu avô José Barroso, antes de falecer, tinha aderido ao vegetarianismo. Purifica mais rápido. Ele se alimentava de mastruz com leite e outras verduras e leguminosas. Minha avó Alzira Fernandes Aguiar, todos os dias, cozinhava o que eu gosto muito: uma cuzcuzeirada de Chuchu (um dos gatos, o rosa bebê, amigo do beco do manda-chuva). Ela dizia que era bom para pressão. Controlava a hipertensão. As cascas do Chuchu ela dava para o louro, seu papagaio de estimação. Para mim, ela fazia um queijinho prato, sem qualho ou coalho, sem sangue de animal na confecção, apesar do leite. Mas, eu até preferia só o arroz com margarina ou manteiga Itacolomy. Eu até acreditava que se ela colocasse a margarina na caçarola quente, se transformaria em queijo. Como eu só me alimentava basicamente de arroz com queijo, a Mãezinha, Dona Alzira, me chamava de "Uma Rata Grande". Ela e a mãe Fátima me mostravam empiricamente, para eu não ficar com essa idéia que margarina se transforma em queijo, o que na verdade é o contrário, o queijo é quem derrete. Quando fiquei mais velha, com uns seis anos fui visitar a Fazenda Tanquinhos do nosso tio Mateus, pensava que fosse jogador da copa da Alemanha, lá eu via a confecção do queijo nas prensas, a ordenha das vacas, tangi as cabras, os bodes, colhi milho, feijão, tomate, tomei banho de açude, brinquei com as cabaças.Tomamos um banho de chuva e tínhamos só um lençol para nos proteger dos pingos. O que os meus primos não sabiam é que eu tinha defecado no mato e ardilosamente usei uma pontinha do lençol como lenço umedecido para a minha higiene retal. Todo mundo voltou para casa coberto com o lençol e eu, engraçadinha, gaiatinha, voltei tomando banho de chuva, porque era bom para o crescimento dos cabelos, tipo as gotas douradas do céu de brigadeiro, com arco-íris e tudo. Mais tarde, já no primário-maior nossos amigos se inscreveram na escola Brigadeiro Faria Lima, para formação de sargentos das forças armadas: Exército, Marinha e Aeronáutica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Lista Telefônica Listel: Disk-Piadas 137, Disk Amizade 144, Disk Horóscopo 134

Maria Padilha, Raimunda e Raimundo Padilha

O Sol