Maçon, eu? Brincava de massinha de modelar, desde a pré-escola, até do Barbeiro da Estrela*.

É porque o gene, para surdez, é hereditário. A tia Filomena é mezzo-surda, o Tio José de Freitas Uchoâ é surdo. Eu sou surdinha. Não escuto bem. O Erivaldo já me chama de pomba leza. Às vezes, ouço outros fonemas, outras vibrações, como se pudesse ouvir as entrelinhas do som. Como se o ouvido sempre pedisse: "Mais som!" "Mais retorrno!" Não estou brincando com a filosofia de ninguém. Estou no meu som, na minha freqüencia. Não é com cedilha. Só se for a Maçã. Com til. Foi a tia Filomena Evangelista, tia que carinhosamente cahamamos de tia Filó, desde criancinha, mãe do meu primo, Breno, ela é a causa primeira, de nós termos ido a um culto da Igreja Evangélica Cannaã, na avenida José Bastos, no local, onde funcionara a antiga fábrica envasadora da Antártica. Permanecemos no culto até a última gota da unção divina, até eu tocar na orla nas vestes, do pastor Jessé Goes. A Stefânia, minha prima, irmã do Stélio do Stênio, meu primo, mais próximo, receber as bençãos apóstólicas. A tia Filomena até colocou as mãos nos olhos da Stefânia, cobrindo-os, como quem a protegia das sarças de fogo, do brilho, de DEUS, na Serra, do Monte-Horebe. Quando Moisés desceu, cego, do cume, elevado, com as tábuas do dedo de Jeová-Jireh, o Deus do Judeus, Abraão, Isaac, Jacob, o Deus Supremo, O Soberano, O Altíssimo, nos Santos dos Santos, onde encontramos abrigo seguro, vossos olhos nos vêem.
*Estrela, fábrica de brinquedos, que hoje, tem se misturado à Matel, numa Join Venture, que criou as bonecas prediletas das crianças brasileiras, desde sua fundação, principalmente, a Barbie, e seu companheiro Ken. A Barbie Hair, que estimulava a criança a aprender o ofício de maquiadora e cabelereira, também foi uma febre, nos anos 80, causou frisson, por todo o país. Não era a cabeça de dinossauro, mas era a cabeça de loura. Outro briquedo, que fez sucesso entre as crianças que têm aptdão para pintar e esculpir, inclusive comigo, que maquiava a Barbie-Hair, era o cojunto de moldes de gesso da Turma da Disney. O conjunto continha, um saco de gesso puro, branco, uma paleta de tinta guache, moldes de cada um, dos personagens Disney, e espátulas para aparar as arestas, e os excessos das esculturas. Elas eram enfeites!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Na Lista Telefônica Listel: Disk-Piadas 137, Disk Amizade 144, Disk Horóscopo 134

Maria Padilha, Raimunda e Raimundo Padilha

O Sol